Next: Durante a noite
Up: Observações com o telescópio
Previous: Observações com o telescópio
Antes de começar a observar, durante o entardecer, deve-se fazer o seguinte.
- Abrir o telescópio. Para isso, aponte o telescópio para a posição de abrir e retire as tampas do telescópio e da buscadora. Com o telescópio nessa posição mesmo, abra a cúpula para que termalize. É bom que isso seja feito algum tempo antes do início das observações.
- Ajustar o relógio. Para ajustar o relógio, ver os passos que devem ser seguidos em http://www.astro.iag.usp.br/
rocio/default.htm .
- Ajustar filtro e lâmina. Colocar a roda de filtros na posição do filtro V (ou outro que for utilizar) e verificar que a lâmina esteja na primeira posição (1). Deixar a roda polaróide/calcita na posição que desejar.
- Criar um diretório para a noite. É ali que serão gravadas as
imagens tomadas durante a noite. As imagens que não interessarem devem ser
postas no diretório lixo. Também deve-se ajustar os parâmetros fixos e opd. O primeiro basta ser ajustado no começo da noite, enquanto o segundo deve ser alterado para cada objeto que se for observar.
- Calar o telescópio. Para fazer a calagem, aponte o telescópio para uma estrela brilhante de preferência, com coordenadas semelhantes ao do próximo objeto a observar e coloque-a no centro do ``alvo" da buscadora. Registre a centragem.
- Ajustar o foco. Ajustar o foco com uma estrela não muito brilhante, por exemplo, uma estrela padrão polarizada. Talvez seja precisso reajustar, um pouco, o foco ao longo da noite, principalmente se a temperatura estiver mudando muito. Ver seção 4 para mais detalhes.
Se já tiver observado alguma noite, não esquecer de tomar imagens de flat. Tomar cerca de 20 imagens de flat da cúpula, apontando o telescópio para a tela branca e acendendo a lâmpada de 110V, com um tempo de integração suficiente para ter entre 10.000 e 15.000 contagens por imagem.
Next: Durante a noite
Up: Observações com o telescópio
Previous: Observações com o telescópio